lavabo

10 dicas para decorar o lavabo

Considerado secundário em muitas casas e apartamentos, o lavabo é um espaço que merece a atenção das pessoas na hora da decoração tanto quanto outros lugares da casa, porque, assim como a sala de estar, é um local bastante utilizado pelas visitas e é essencial que ele transmita uma sensação de higiene e conforto.

Para ajudá-lo, nós separamos para algumas dicas de como arrumar este espaço, para dá-lo graça e personalidade e acabar com a pecha de “cantinho secundário” do seu lar.

  • Coerência: por normalmente ficar perto da sala de estar, decore seu lavabo de acordo com as ideias que você aplicou no living. Se a proposta da sala é de poucos elementos, repita-a no lavabo.
  • Espaço: os lavabos são normalmente espaços pequenos, por isso é importante moderar no uso de móveis, para que ele não fique com cara de depósito. Também é preciso garantir que haja algum espaço para circulação.

lavabo

 

  • Espelho: é recomendável o uso de espelhos, pois eles fazem com que o lavabo pareça maior. Vale inclusive fazer uma composição de vários deles em cima da bancada ou uma parede inteira. Só cuidado para que eles não reflitam o vaso sanitário.
  • Bancada e cuba: invista nestes dois itens, pois eles são os componentes principais do lavabo. Eles podem ser de granito, mármore, madeira ou vidro. Preste atenção também na altura da bancada.
  • Piso: pode ser o mesmo utilizado na sala, para integrá-lo visualmente. Se você for colocar outro tipo, lembre-se que ele não pode ser completamente diferente do resto da casa.
  • Iluminação: aposte em pontos focais acima da pia ou uma iluminação do tipo camarim, com luzes em volta do espelho. Ambas darão ao seu lavabo um aspecto de charme e sofisticação.
  • Revestimentos: para aqueles que querem incrementar um pouco mais, a dica é “brincar” com revestimentos. É possível utilizar pastilhas, papel de parede e pinturas com texturas. Basta manter a coerência com os outros espaços e tomar cuidado para não abusar.

lavabo

 

  • Objetos: acrescente um pouco de personalidade no seu lavabo com objetos, como toalheiros e cesta com revistas. Não se esqueça de casar com o conceito utilizado. Se o banheiro seguir um estilo rústico, utilize peças de madeira. Para lavabos mais “clean”, use peças lisas e de tons mais neutros.
  • Organização: por ser um local pequeno, é muito fácil o lavabo ficar desorganizado. Por isso, acrescente alguns objetos que ajudam na organização, como potes, prateleiras e bandejas.
  • Plantas: se após tudo isso você ainda encontrar espaço, por que não colocar uma planta? Elas ajudam a conferir ao lavabo uma sensação de tranquilidade e frescor. Escolha plantas que necessitem pouca iluminação e pouca manutenção, como cactos e bromélias.

Fontes das fotos: Capa, Foto 1 e Foto 2