redecorar

15 dicas para redecorar sua casa

Chega uma hora na nossa vida que começamos a enjoar da aparência da nossa casa. Aqui nós separamos algumas dicas de como redecorar sem gastar muito.

Quando decoramos a nossa casa pela primeira vez, tentamos fazer de tudo para que ela fique perfeita, com a nossa cara. Terminada toda a fase de obras e compras, e vendo que ela ficou do jeito que queríamos, ficamos alegres (e aliviados) e pensamos que poderemos morar lá para sempre, sem nunca ter que fazer alguma mudança no projeto.

Só que os anos passam, as tendências morrem e são substituídas por outras, os móveis envelhecem, nós mudamos, e o que fazia sentido para você na época em que você decorou sua casa fica ultrapassado e você não se reconhece mais naquilo.

Redecorar a casa é essencial para que você continue aproveitando morar lá e para que seja um lugar que reflita quem você é. Para isso não precisa gastar muito, nem despender muito tempo: basta realizar algumas mudanças para que você se sinta morando num lugar novo. Veja algumas dicas do que você pode fazer.

  • Papel de parede: se você estiver cansado da cor do seu imóvel, considere colocar papel de parede. O processo é bastante simples – você mesmo pode colocar – e nem precisa pintar novamente as paredes. Além da praticidade, esta opção pode dar ao cômodo ar clean, rústico, moderno etc.
  • Pintura: se a primeira opção não te agrada, você sempre pode pintar o imóvel ou determinado cômodo. Se quiser trocar o branco por uma cor mais escura, pinte apenas uma parede, para não enjoar. Você também pode optar por uma parede com texturas ou com tinta lousa.
  • Tecido: não há necessidade de trocar um sofá só porque você cansou da cor dele. Apenas troque o tecido dele. É mais barato que trocar o móvel e dará a sua sala uma cara nova. Você pode inclusive utilizar cores fortes, assim elimina a necessidade de pintar a sala.

redecorar

  • Capas de almofada: caso a sua ideia é mudar de leve a sala, compre algumas capas de almofada novas, coloridas ou com temas modernos.
  • Paletts: ainda na sala de estar, você pode utilizar paletts como mesa de centro, prateleiras e até sofá. São peças baratas e resistentes, fáceis de achar em feiras. A única questão é que você terá que lixar e envernizar antes de usá-los, a não ser que você contrate alguém para isso.
  • Adesivos: hoje em dia existem adesivos que você pode colocar apenas em parte de paredes. Eles são fáceis de colocar, baratos e dão um toque especial a qualquer cômodo.
  • Reforma de móveis antigos: assim como o sofá, você pode reformar imóveis antigos, como mesas, racks e prateleiras. Mude-os de cor, troque alguns dos detalhes. Esta possibilidade permite que você coloque o seu estilo, gastando pouco.

redecorar

  • Tapetes: você pode comprar tapetes novos ou mudá-los de posição. O importante é que eles harmonizem com o resto da decoração.
  • Cortinas: assim como os tapetes, você pode trocar as cortinas, sempre mantendo o padrão da decoração. Além disso, é preciso comprar o tipo ideal para cada parte da casa: cortinas de tecido não funcionam em banheiros e lavanderia; persianas ou tela solar são mais recomendadas para a cozinha, pois são mais fáceis de limpar.
  • Cozinha: para a cozinha, a dica é substituir antigos puxadores por mais novos ou aplicar uma tinta sobre eles. Há, é claro, a possibilidade de trocar móveis e cerâmica, mas isto custará mais caro e demorará mais.
  • Quadros: pendurar quadros são sempre uma boa ideia. Você pode utilizar desde pôsteres até fotografias suas, bastando apenas ampliar.
  • Prateleiras: instale prateleiras suspensas nos cômodos. Os objetos que estarão lá ajudarão a compor o ambiente. Você pode inclusive organizar seus livros por cor.

redecorar

  • Plantas e flores: colocar jarros de plantas e flores sempre dão ao imóvel um ar mais leve e de renovação. Caso cuidar de plantas não seja o seu forte, utilize flores de plástico.
  • Iluminação: neste ponto você pode fazer diversas coisas – trocar as cúpulas de abajures, colocar um novo lustre e até mudar o tipo de iluminação, usando luzes focais.
  • Barzinho: caso você goste de beber, pode-se colocar um barzinho no canto da sala. Basta uma bandeja, as bebidas e os copos. Sem dúvida dará uma ar de elegância na sua casa.

Fontes das fotos: Capa, Foto 1, Foto 2 e Foto 3