25 formas de economizar e reutilizar água

Para além de fechar a torneira e reduzir o tempo do seu banho. Vamos compartilhar aqui técnicas para reutilizar água, e dicas para economizar com pequenas reformas ou, se está construindo sua casa ou pegando as chaves do novo apartamento, que faça compras conscientes que irão ajudar o meio ambiente e o seu bolso.

 

Construindo sua casa, um apartamento novo ou na reforma

Torneira pingandoAs possibilidades de economia e reutilização de água são maiores quando você está construindo ou reformando e, no caso de um apartamento, comprando louças, chuveiros e torneiras.

1. Tenha solo permeável, com grama e plantas, ao invés de cobrir seu quintal com cerâmicas.
Isto reduz a carga de água que será escoada para o sistema pluvial da sua rua (diminuindo alagamentos) e, sem cerâmicas, a reflexão de calor diminui, pois será absorvida melhor pela grama, e sua casa ficará mais fresca, diminuindo a necessidade de ventiladores e climatizadores (logo, economiza a água das hidrelétricas e seu dinheiro).

2. No seu jardim e quintal, busque ter plantas que se adaptem ao clima da sua região, assim como plantas nativas e tipos de grama que conseguem se desenvolver com chuva somente.
Economiza-se água e até mesmo a manutenção ou renovação de plantas. Uma árvore, se houver espaço, será bem vinda para os dias de calor.

3. Compre torneiras de baixo fluxo e com aeradores (aquelas peneirinhas), pois elas mantém a sensação de “muita água” utilizando muito menos.

4. Opte por chuveiros de baixo fluxo. Assim economiza na vasão de água e, pela água quente de um chuveiro elétrico, na conta de energia elétrica.

5. Escolha vasos sanitários com descargas de dois fluxos, assim pode-se usar a quantidade adequada para cada situação.

O próximo tópico falará de soluções que para quem está em obras, principalmente na construção ou uma reforma hidráulica, é o momento propício para incorporá-las, pois poderá dar um acabamento melhor e economizar futuramente (no caso de construir e depois querer mudar algo neste sentido, pois haverá quebra de paredes, sujeira, etc.)

Aqui no Properati você pode encontrar casas e apartamentos já com soluções de coleta de água, como imóveis com cisternas, por exemplo.

hidroeletricafonte da imagem

 

Soluções inteligentes para reaproveitamento de água

Muito se ouve falar sobre aproveitar a água das chuvas e agora, com o agravamento da crise, se começa a escutar mais sobre reutilizar a água de máquina de lavar, chuveiro, etc. Muitas delas são “engenhocas” antigas que nasceram da mente criativa de pessoas comuns e agora, no aperto e já na quase emergência, se popularizam.

6. Reaproveite a água da máquina de lavar roupas e chuveiro. Estes são os maiores desperdiçadores de água. Se reaproveitá-las, evitará desperdiçar algo entre 40% e 50%.
A água poupada poderá ser utilizada onde não se necessita utilizar água potável, como lavar a calçada ou dar descarga. Racionalizar o uso da água potável é, praticamente, um ato de solidariedade, pois alguém poderia estar utilizando para beber ou cozinhar (hoje ou no futuro).

7. Aproveite a água da chuva para lavar o carro, para lavar roupas, limpar pisos internos da casa, regar plantas, etc. É uma água limpa antes de passar pelo telhado ou calhas – por isto mantenha as calhas sempre livre de folhas e terra.
A imagem abaixo é do site Sempre Sustentável e mostra o esquema de como implantar um sistema de aproveitamento da água da chuva. Neste site encontramos um material rico para você entender tudo sobre o tema. Vale a pena a leitura.

Esquema para reutilizar água da chuvaAbaixo, uma matéria sobre o tema com exemplos urbanos e rurais para aproveitar a água da chuva e outras águas.

 

Fique de olho nas paredes e torneiras

As infiltrações além de serem o princípio de uma pequena dor de cabeça pela urgência da reforma, é o indício de que você está desperdiçando água. Por isto fique atento a estes sinais “úmidos” que seu lar lhe dará para que repare algumas coisas.

8. Repare o encanamento imediatamente quando perceber que existe alguma infiltração. Além de impedir que se agrave e prejudique a estrutura da casa, vai economizar muita água. Um buraquinho de 2mm pode desperdiçar 96 mil litros de água em um mês! É água limpa e dinheiro jogado fora.

9. Torneiras que pingam demais podem estar com problema de vedação. É uma coisa simples de resolver e economiza muito.

10.  Torneiras vazando demais que chegam a criar uma poça d’agua sobre a pia. Cuidado! De gota em gota ela pode estar desperdiçando 95 litros por dia.

Economizando água, você economiza dinheiro

fonte da imagem

Mude alguns hábitos de consumo e descarte

Existe a água que vemos e a que não vemos quando consumimos. Pois bem, quase tudo o que consumimos tem água envolvida direta ou indiretamente na sua produção. Logo, algumas mudanças de hábito podem economizar milhares de litros diários e tudo isto sem muito esforço (o que lhe ajuda a economizar e muito, pode acreditar).

11. Comprar menos coisas é uma forma de economizar água, pois, como falamos, tudo leva água na produção. De um celular a uma calça jeans, milhares de litros estão envolvidos para sua fabricação.

12. Cervejinha controlada, pois para 1 litro de cerveja são necessários 5,5 litros de água.

13. Menos carne no prato, principalmente a bovina, ajuda e muito a economizar água. Um simples hambúrguer pode gastar quase 2.400 litros de água para sua produção. Além disto, a área que é desmatada (o que infelizmente é comum no Brasil) para a pecuária é muito superior ao da agricultura em relação à produção de um quilo de alimento e isto afeta o ciclo das águas do nosso país e planeta.

14. Recicle mais e mais, pois plásticos, vidros e metais são recicláveis e, reciclando, se demanda menor produção de novos itens que vão consumir mais água ainda.

15. Óleo de cozinha polui demais os rios, por isto armazene ele em uma garrafa PET e envie para uma cooperativa que o recicle. Isto ajuda também famílias carentes que usam este óleo para produzir sabão, por exemplo, e gerar mais renda nas cooperativas de reciclagem.
Voltando à poluição, um litro de óleo jogado no ralo da pia polui 25.000 litros de água. Isto dificulta o tratamento dela, logo, ou o custo do tratamento aumenta (e você e eu pagaremos depois) ou ela não será tratada para consumo posterior.

 

Hábitos rotineiros precisam ser repensados

Agora é um pouco mais do que já escutamos desde o tempo de escola…

16. Tome banhos mais curtos e procure habituar-se a ensaboar-se de chuveiro desligado, será uma grande economia financeira e, agradecemos todos, de água.

17. Lave roupa menos vezes. Para isto, só lave quando a máquina de lavar estiver cheia. Para famílias menores, uma vez por semana já está de bom tamanho.
Além disto, observe se sua roupa está muito ou pouco suja. Uma roupa que só está com o suor do corpo, sem manchas pra tirar, não precisa ser lavada no modo completo da máquina de lavar, pois não fará diferença alguma (só no que vai desperdiçar e nas contas do próximo mês).

18. Lave separadas as roupas com manchas ou muito sujas de barro ou poeira. assim poderá acumular mais roupas pouco sujas e lavar no modo rápido, enquanto as menos sujas podem ser lavadas com menos água e com um ciclo pouco maior, não o completo da máquina. Uma dica é usar o modo rápido e desligar um pouco a máquina pra deixar mais tempo de molho, depois retornar ao modo rápido (antes que ela jogue a água fora) para que ela bata mais um pouco e solte a sujeira. Aí deixe tudo correr normalmente.

19. Torneira fechada na hora de escovar os dentes pelo simples motivo de que a água não é necessária neste momento.

copo de agua

fonte da imagem

20. Regue plantas com regador e se tiver um grande gramado em casa, instale um sistema de esguicho. Outra dica é: regue pela manhã cedo ou ao fim de tarde pois assim a água não evapora tão facilmente e sua planta ficará mais saudável, uma vez que aproveita tudo o que você usou nela.

21. Faça xixi no banho e não precisa ter nojo disto, pois 95% da urina é água (lembre-se de que vai usar esta água para o vaso sanitário depois e, ela receberá cloro para tratá-la um pouco).

22. “Varrer” com água não é legal. Por isto use somente a vassoura e, se estiver realmente suja de areia ou barro, use um balde ou, no último caso, uma mangueira com ajuste de pressão (que fazem aquele esguicho mais forte). Mas o ideal é aguardar uma chuva para que ela solte o barro e, com balde e vassoura,  termine de limpá-la.

23. Lave a louça de torneira fechada. Aqui a ideia é a mesma do banho e da escovação de dentes, ao ensaboar você não utiliza a água, logo, é puro desperdício deixá-la escorrer sem uso. Ensaboe tudo e só depois enxágue, de uma só vez.

24. Não lave o carro com muita frequência e quando o fizer opte por um balde grande para ensaboar e outro para enxaguar.

 

E talvez a dica mais importante de todas

25. Visite uma nascente de rio, principalmente a que abastece sua região ou cidade. Isto lhe aproxima deste que é nosso maior bem na Terra, o que possibilita que todos estejamos aqui compartilhando este planeta. Conhecer o rio ou lago que lhe mata a sede, que lhe ajuda a cozinhar e a se manter limpo é um grande passo para criar mais empatia com a nossa água.