Como enfrentar tempestades e chuvas inesperadas com segurança

Finalmente há uma boa notícia no horizonte: a quantidade de milímetros de chuva finalmente diminuirá na segunda quinzena de maio. Não em todos os estados brasileiros. No Sul, a previsão é de que alguns volumes de chuva cheguem a 100mm. Portanto, não é hora de relaxar com a possível ausência da chuva – é preciso ter cuidado, seja na estrada, dentro do seu imóvel ou voltando para a casa depois de ser pego de surpresa por uma chuva.

Trovejada incontrolável

O Brasil não é apenas um fenômeno no futebol, é também com raios. O país é um dos campeões mundiais em queda de raios. Por ano, uma média de 100 morrem ao serem atingidas pelas descargas elétricas e outras 500 ficam feridas. Mas não se preocupe (tanto), apenas siga os conselhos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para evitar problemas mais sérios:

  • Aos primeiros sinais de temporais, abandone imediatamente campos abertos como campos de futebol, praias, piscinas, chácaras e procure um abrigo.
  • Nunca procure abrigo embaixo de árvores. Elas possuem componentes naturais para atrair as descargas elétricas, como água e sais minerais.
  • Se estiver dentro de casa ou de um prédio, retire os plugs elétricos das tomadas. Evite telefones ou outros equipamentos elétricos.
  • Mantenha distância de lagos, rios, cercas elétricas e condutores de eletricidade.
  • Nunca esteja no ponto mais alto da região. Se estiver sem proteção, abaixe-se com os joelhos dobrados e mãos na nuca, procurando tampar os ouvidos.

Preparado contra enxurradas

Quando a forte temporada de chuvas chega nas cidades brasileiras, as histórias de perdas e desastres se multiplicam. A cidade de Salvador foi uma das últimas a ter outro desastre contabilizado neste período de intensa chuva. Há poucas semanas atrás, a cidade de Contagem, na Grande BH, sofreu inundações e até deslizamento de terras. O problema não tem prazo de solução, por isso é muito importante memorizar certos hábitos para não sofrer com a imprevisibilidade climática.

  • Não permita que suas crianças brinquem em enxurradas. A quantidade de doenças transmissíveis pelas águas tendem a ser muito grande. A Leptospirose, uma zoonose, é transmitada pela urina do rato, tendo a enchente como um excelente aliado para espalhar a doença.
  • Se detectar rachaduras na parede e escutar sons estranhos, como de estalos, como de algo que estivesse quebrando, abandone a residência imediatamente.
  • Mantenha seus eletrodomésticos fora do alcance da água.
  • Desligue o disjuntor caso o nível das águas atinja a tomada.
  • Parece conselho de mãe, mas funciona: não saia de casa durante a chuva forte.
  • Tenha sempre laternas e pilhas à mão para emergências.

Pego de surpresa dirigindo na estrada

Se há uma situação comum, pelo menos ao motorista, é ser pego de surpresa por uma forte chuva. Normalmente, o motorista é orientado pelos orgãos de segurança sobre como conduzir durante uma tempestade sem correr riscos de vida. Nós vamos repassar alguns pontos importantes para serem memorizados por qualquer motorista que esteja numa condição de risco.

  • Mantenha uma distância considerável do carro à frente.
  • Evite trafegar por estradas inundadas.
  • Se você não tiver um palmo de visibilidade à frente, encoste o carro e dirija quando estiver recuperado uma visão completa ou quase completa da estrada.
  • Freios do tipo cilindro podem ser afetados pela água, o que resulta em menos força para reduzir a velocidade do veículo.
  • Se você nunca enfrentou a aquaplanagem, uma hora enfrentará. É o efeito do carro deslizar sobre água e o veículo manter pouco ou nenhum contato com o solo. Tire o pé do acelerador, mantenha a direção do veículo na direção desejada e mantenha a calma.
  • Há muitas dicas para desembaçar o vidro do carro, inclusive com detergente. Independente do jeito que você escolher para executar a tarefa, desembace a janela para melhorar a visão.

Não hesite em procurar ajuda

Mesmo que a chuva seja forte ou fraca, é preciso tomar cuidados para que o pior não aconteça. Se acontecer algo que esteja fora do seu controle, contate imediamente o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193 ou a equipe de Defesa Cívil através do número 199. A equipe de profissionais está treinada a instruir orientações valiosas para lidar com os diferentes imprevistos climáticos. Não tenha receio de contactar estes agentes públicos especializados.

Você sabia que o preço da conta de água aumentará em Junho? Veja nossas dicas para não ser surpreendido no final do mês!