barra da tijuca

Conheça as praias da Barra da Tijuca

O Rio de Janeiro não se resume à Zona Sul, a cidade possui outros atrativos fora desta região. Aqui você confere algumas dicas de praias na Barra da Tijuca.

Quando as pessoas pensam em Rio de Janeiro, as imagens que normalmente vêm à cabeça são de locais que estão na Zona Sul da cidade: Copacabana, Ipanema, Leblon, Corcovado, Pão de Açúcar, Cristo Redentor e assim por diante. Ou seja, os locais tradicionais da cidade maravilhosa, cantados “a torto e a direito” nas famosas canções da bossa nova.

Mas a cidade não se resume a isso. Existem diversos locais no Rio de Janeiro que são poucos explorados pelos turistas. É o caso da Barra da Tijuca, que fica na Zona Oeste do município e abriga praias lindas, a começar por aquela que dá nome a esta região.

barra da tijuca

Com 18 quilômetros de extensão e areia fina clara, ela é a maior da cidade. Apenas 6 quilômetros são urbanizados, o resto é praticamente deserto. É nesta segunda parte que fica a Lagoa de Marapendi, que foi transformada em Área de Proteção Ambiental.

O mar da praia da Barra da Tijuca é perfeito para quem curte praticar esportes aquáticos, como kitesurfe, surfe, windsurfe e bodyboard, por ter ondas fortes e tubulares. Lá são realizadas diversas etapas de campeonatos de surfe, tanto nacionais quanto internacionais.

Indo mais adiante, a 20 quilômetros de distância do centro da Barra da Tijuca, encontra-se a praia de Grumari. Com quase 2,5 quilômetros de extensão, ela fica em uma região de proteção ambiental, o que ajudou a manter a paisagem, formada por morros com vegetação de restinga. Com águas claras, ela é perfeita para quem gosta de praticar surfe.

barra da tijuca

Ao lado de Grumari está a Prainha, outra região de preservação ambiental, com 150 metros de extensão de areias claras e águas cristalinas próprias para o banho. A infraestrutura é pequena, com apenas dois quiosques de alimentação, algo louvado por seus frequentadores, que preferem evitar que o local perca suas características.

A Barra da Tijuca também abriga a praia da Joatinga, uma praia pequena, de menos de 300 metros de comprimento e que fica inacessível em dias de maré alta, pelo fato de o mar cobrir toda a faixa de areia. Por ser mais reservada, ela é frequentada por gente famosa ou que quer mais sossego, além de praticantes de bodyboard, principalmente no lado direito.

Nossa última dica é para aqueles que gostam ou gostariam de ir à praia “da forma como veio ao mundo”. Após a Prainha e perto de Grumari fica a praia do Abricó, único local do Rio de Janeiro dedicado à prática de naturismo desde a década de 1940.

Fontes das fotos: Capa, Foto 1 e Foto 2