Dicas para deixar sua casa pronta para a venda

Não basta colocar um preço no seu imóvel na hora de vender, é preciso deixá-lo apresentável. Veja algumas dicas de como deixar sua casa apresentável.

O processo de venda de uma casa ou um apartamento não é dos mais simples, pois não necessariamente ele acontecerá nas condições sonhadas pelo vendedor, seja em termos de preço e tempo, mas algumas coisas podem ser feitas para aumentar as chances de o negócio ser bem sucedido.

A coisa mais importante vendedor deve fazer é deixar a casa em ordem em termos estéticos e estruturais. É como diz o velho ditado, a primeira aparência é a que fica, e, no caso do mercado imobiliário, quanto mais apresentável estiver o imóvel, maiores são as chances de realizar uma boa venda.

Diante disso, é imperativo realizar reparos na casa. O mais básico é pintar o imóvel, pois a condição das paredes é a primeira coisa que o potencial comprador repara. Um apartamento ou uma casa recém pintada transmite uma sensação de limpeza. Invista em cores neutras, como branco, gelo e bege, porque elas facilitam ao próximo morador a aplicação da cor que desejar.

casa

Outra dica é verificar se a parte hidráulica e elétrica está em ordem. Se o imóvel for muito antigo, estude se vale a pena realizar modernizações na estrutura. Caso não seja possível, deixe claro ao comprador estas questões. A pior coisa é a pessoa que está adquirindo o imóvel se sentir lesada.

Para quem está vendendo uma casa, a dica é investir na pintura externa. Imóveis com a fachada pichada, por exemplo, transmitem a sensação de que a casa foi abandonada, ou que o local onde ela está não é seguro. Caso o imóvel tenha área externa com grama e piscina, invista na limpeza dos dois.

Estes pequenos reparos são essenciais para quem quer vender um imóvel, mas nada impede que você faça mais coisas. O mais importante é que o gasto total não seja muito elevado. Especialistas apontam que o custo desse tipo de reforma não deve ultrapassar 5% do valor pedido pelo imóvel.

Fontes das fotos: Capa e Foto 1