Dicas para ter um cachorro feliz e tranquilo dentro de sua casa

Cachorros alegram o ambiente. Seja por uma personalidade ativa ou uma preguiça eterna, eles sempre encantam pela fofura e amor verdadeiro que têm pelos “seus humanos”. Dar retorno a esse amor é essencial. Por isto, anote tudo o que ler aqui em sua memória e faça seu pet mais feliz.

cao 2

1. Brinquedos e distrações

Nem sempre estaremos em casa ou nem sempre poderemos dar atenção ao nosso cãozinho. Por isto, deixe alguns brinquedos para eles morderem, como aqueles brinquedos de borracha ou ossinhos comestíveis. Ou ainda um pote de ração que necessita alguma interação “inteligente” para liberar comida.

Isto funcionará muito bem se você passa muito tempo fora de casa. No caso, se o seu cachorro fica muito tempo sozinho em casa.

 

chico 2

2. Deixe um cantinho para ele perto de você

Lá em casa eu tenho minha escrivaninha com meu computador. Meu cachorro, o Chico (este da foto acima), adora ficar deitado nos meus pés enquanto trabalho em casa. Então, para deixá-lo mais confortável, coloquei algumas almofadas e tapetes para ele ficar perto de mim com mais conforto. Assim, ele fica dormindo ali pertinho (e eu ganho um aquecedor de pés para o inverno). :)

É uma coisa simples, mas que certamente deixa ele bem. E ele ainda usa este cantinho para dormir, mesmo quando estou no sofá, na cozinha ou fora de casa.

 

3. Passeie com ele regularmente

Tanto para exercitar quanto para, ao menos, ver outras paisagens e fazer suas necessidades, passear é essencial para seu cão. Ao menos uma vez na semana leve-o para um passeio mais longo, para ele brincar e gastar energia. E, diariamente, leve-o para um passeio curto, ver a rua, pegar um ar e fazer o xixi e cocô rotineiro.

Sem estes passeios, seu cãozinho pode ficar estressado, ansioso, e isto pode fazer com que ele desenvolva dermatite de tanto que ele poderá lamber as patinhas (isto é fato, o Chico passeava pouco e teve isto).

cao 3

 

4. Um cantinho escuro para ele dormir

Cães dormem bastante, estão quase sempre tirando um cochilo – claro que com exceções de cachorros ligados no 220 V que estão sempre querendo brincar. Uma casinha coberta, ou ao menos um cantinho que fique mais escuro – como a cama embaixo da escrivaninha que fiz – ajudam ele dormir melhor.

Ao dormir com menos luz, o sono do seu cachorro terá mais qualidade e ele vai descansar melhor, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade.

 

cao 1

5. Deixe tudo sempre limpo

Não é uma dica só para ele, obviamente. Ocasionalmente seu cão fará suas necessidades dentro de casa e não vai cheirar bem. Por isto, mantenha sempre limpo e livre de odor o “banheiro” dele.

Mas a limpeza não se restringe somente a isto, mas também em deixar os potes de ração e água sempre limpos, assim como os arredores, e deixar a casa livre de poeira – principalmente para quem tem raças de cães que são mais propensos a ter dificuldade de respirar (como Pug e Buldog, por exemplo).

 

 

Seguindo estas dicas você já poderá dar uma vida mais tranquila para seu amigo canino. Devolva a ele todo o amor que ele lhe dá e proporcione a ele a melhor casa e família, mesmo que seja só você e ele, que pode dar. Aí ele vai poder ficar assim, como o Chico na foto abaixo: dormindo relaxado lá em casa. :)

chico