Diébédo Francis Kéré: “a arquitetura faz com que as pessoas se sintam orgulhosas”

Foto: Wikipedia – Forbidden City Beijing Shenwumen Gate

“A arquitetura é bastante mais que arte. E é bastante mais que a construção de construções”, alegou o premiado arquiteto Diébédo Francis Kéré. No mais recente vídeo do Louisiana Channel, Kéré fala do papel da arquitetura no mundo de hoje e da influência exercida por Burkina Faso em seu trabalho. Burkina Faso é seu país natal.

No vídeo acima, o arquiteto burquinês Diébédo Francis Kéré debate sua instalação “Canopy”, atualmente em exibição no Louisiana Museum na Dinamarca, e compartilha algumas de suas ideias sobre o impacto da arquitetura.  Projetada com uma atmosfera de liberdade que encoraja os usuários a interagirem com a instalação, a obra de Kéré funciona como um espaço de encontro flexível dentro do museu.”Elas são livres para utilizarem o espaço como desejarem, como sentirem”, comenta Kéré. “Arquitetura se trata de pessoas.”Em um recente artigo publicado pelo jornal português Expresso, Valdemar Curz entrevista o Pritzker português Álvaro Siza sobre sua paixão pela ilustração e escultura, a relação da arquitetura com as outras artes e também a ideia de uma definição da arquitetura [questão para a qual Siza confessa não ter resposta].Fazer arquitetura é escutar. – Norman Foster

A arquitetura, refere-se tanto ao processo quanto ao produto de projetar e edificar o ambiente povoado pelo ser humano.

O burkina faso – em português, o burquina faso, ou simplesmente o burquina – é um país africano restringido a oeste e a norte pelo mali, a leste pelo níger.

Para Kéré, o contexto e o meio são fundamentais: “Busco usar materiais locais – principalmente terra e madeira – para instituir construções modernas. Se construímos com argila, vamo ter um futuro melhor, pois usamo os recursos que temos à disposição”. E adiciona: “a arquitetura pode trazer bastante a uma sociedade como a minha. A Arquitetura faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. E isso pode gerar uma grande quantidade de energia.”

Assista ao vídeo para saber mais da visão de Kéré sobre a protagonismo da arquitetura nos dias de hoje.