Economize – Telha cerâmica que capta energia solar

Muitas famílias torcem o nariz para os painéis solares por conta da estética do telhado da casa depois de um enorme retângulo cinza-azulado ser instalado – além do custo ainda alto, é claro. Mas o primeiro destes problemas já foi resolvido: agora existem telhas cerâmicas que captam a energia solar!

telha com celula fotovoltaica

A ideia da empresa italiana que desenvolveu o modelo acima foi justamente a solução para o problema estético gerado pelos painéis solares comuns. Eles adaptaram telhas cerâmicas em que no centro dela quatro células fotovoltaicas foram instaladas para aproveitar a luz solar para gerar energia para a casa.

De acordo com a Area Industrie Ceramiche e REM, a fabricante, 40m² de telhas podem gerar cerca de 3kw de energia – possivelmente, um telhado todo feito com estas telhas poderiam sanar a demanda energética de uma casa.

telha com celula fotovoltaica 2

Além de ser uma economia parcial ou total na conta de energia elétrica mensal, implantar soluções sustentáveis de energias renováveis é poupar o meio ambiente e, como bem sabemos, já está impactando no Brasil com secas nas represas de hidrelétricas.

 

Fonte das imagens