Ranking de melhores cidades do mundo para viver tem cidades brasileiras

Usando critérios simples, daqueles usados pelos políticos para construírem campanhas eleitorais (saúde, educação etc.), você saberia dizer qual é a melhor cidade do mundo para se viver? A consultoria Mercer avaliou centenas de cidades ao redor do mundo em busca desta resposta. Adianto, caso isto não fosse esperado, não há nenhuma cidade brasileira no top 10, 20, 30, 40, 50…

O mais importante é que temos cidades brasileiras na lista. Elas estão um pouco mais abaixo de outras e aparecem a partir da centésima posição com a capital desenhada por Oscar Niemeyer, Brasília (107). Na sequência, a dupla Rio de Janeiro (119) e São Paulo (120). Por último, entre os brasileiros, a bela Manaus (127). Outras cidades brasileiras conhecidas pela qualidade de vida, como Minas Gerais, ficaram de fora.

A consultoria analisou a qualidade de saúde e assistência médica, áreas verdes, situação econômica, política e social, espaços de recreação públicos, atividades culturais, moradia, serviços públicos e transportes, entre outros 39 critérios. Como já sabemos, são pontos que estrangulam a qualidade de vida brasileira. Vejamos a lista das cidades bem classificadas neste ranking da Mercer.

1. Viena
Áustria

2. Zurique
Suíça

3. Auckland
Nova Zelândia

4. Munique
Alemanha

5. Vancouver
Canadá

6. Dusseldorf
Alemanha

7. Frankfurt
Alemanha

8. Genebra
Suíça

9. Copenhague
Dinamarca

10. Sidney
Austrália

11. Amsterdã
Holanda

12. Wellington
Nova Zelândia

13. Berna
Suíça

14. Berlim
Alemanha

15. Toronto
Canadá

16. Hamburgo
Alemanha

17. Melbourne
Austrália

18. Ottawa
Canadá

19. Luxemburgo
Luxemburgo

20. Estocolmo
Suécia

O resultado te surpreendeu? Veja a lista completa das melhores cidades do mundo no site da consultoria ;)