Miami, uma cidade quase brasileira

Estou acá pensando com meus botões cerebrais sobre um tema de utilidade pública para o bloguinho. E aí eu me lembrei de Miami. Antes de você pensar que sou reacionário ou defensor de bandeiras partidárias, minha lembrança se deve ao blog vizinho, o MestreImobi, que noticiou um curso para corretores entenderem o mercado gringo e venderem imóveis em Miami.

A bela luz do dia ilumina a cidade o ano inteiro

O que significa morar fora do país? Viver longe dos problemas da pátria de nascença é um dos significados mais óbvios. Não é à toa que milhares de africanos arriscam a vida numa travessia perigosa pelos mares do Mediterrâneo em busca de uma vida melhor na Europa. Tudo gira em torno de viver uma vida que o país de origem não oferece aos seus cidadãos.

Miami é a bola da vez. O prestigioso Wall Street Journal noticiou no começo do ano que os brasileiros estão literalmente invadindo a bela cidade turística [1]. Muitos personagens responderem à entrevista que entre os principais motivos estão a insegurança, fraca economia e a presidente eleita em 2014, Dilma Rousseff. A preocupação política misturada a desilusões incentivam a parcela mais rica da população brasileira a procurar um lugar… parecido com o Brasil.

A cidade de Miami é um dos lugares que mais recebem brasileiros. Segundo dados locais, quase metade dos turistas visitantes provém da terra de Machado de Assis. O clima sempre caliente da praiera, dezenas de outlets de grife, uma vida noturna de intensa alegria junto com a segurança e a qualidade de vida quase inimitáveis por nossas bandas são os principais atrativos daqueles que levantam a bandeira para saírem do país. Mesmo que cidade perfeita só exista na ficção.

O Jornal do SBT fez uma série de reportagens sobre a cidade há pouco tempo e mostra como os brasileiros vivem por lá. Se você tem curiosidade em saber como nossos compatriotas convivem numa terra repleta de referências à Cuba e obras de arte do Romero Brito, clique nos vídeos abaixo. É interessante.

Miami: Brasileiros que ganham a vida trabalhando para brasileiro

Brasileiros aquecem mercado imobiliário em Miami

SBT Brasil mostra por quê Miami atrai tantos brasileiros

A Properati tem uma coleção de imóveis em Miami no catálogo. Dê uma olhada, quem sabe tenha o que você esteja procurando ;)