O imóvel fica mais caro ou barato perto de avenidas?

A resposta simples seria “depende”. Entretanto fomos um pouco além e montamos um mapa interativo com as principais avenidas de São Paulo avaliando, distrito por distrito, como as avenidas influenciam no preço do metro quadrado próximo a elas.

O mapa acima é interativo, logo, pode dar zoom, voltar, arrastar para um lado e para o outro e, passando o mouse por cima das avenidas, checar o valor médio do metro quadrado. Para avaliar o “preço médio da avenida”, consideramos imóveis até 150m delas e comparamos com o preço médio do metro quadrado do distrito a que pertence.

Com isto, conseguimos ver que, por exemplo, quanto mais próximo da Avenida Paulista, estando o imóvel no Bela Vista, mais ele valoriza, cerca de 19%. Já do outro lado dela, no Jardins, a proximidade faz o preço recuar em média 8%.

O mesmo acontece em outras avenidas que, cruzando distintos distritos, modulam sua relação com o seu entorno. Por vezes um bairro de alto padrão é cortado por uma avenida de intenso tráfego e comércio e isto pode depreciar os imóveis mais próximos. Em outros casos a facilidade de acesso garante que imóveis mais próximos tenham um ganho de valor.

Abaixo estão duas tabelas: a primeira com as avenidas que mais valorizam e a segunda com as que mais desvalorizam os imóveis próximos em relação ao seu distrito. Para ela, consideramos apensa avenidas que possuem mais de 20 imóveis cadastrados nela, com isso temos uma base com menos desvio.

Veja se alguma delas está próxima de você.