O bairro influencia na valorização do imóvel?

Avaliar o potencial de valorização de um imóvel não é uma tarefa fácil. É preciso conhecer muito a região onde está a casa, apartamento ou empreendimento novo e, ainda mais, saber o que será da região no médio para longo prazo. Vamos ponderar alguns dos pontos do bairro e proximidades do imóvel que podem valorizar ou desvalorizar o seu investimento.

Antes de pensar em “este empreendimento é bom ou ruim para investir”, o melhor a fazer é olhar para frente, para o futuro do bairro. Mudanças no plano de zoneamento, perspectiva de ser instalada uma estação de metrô, uma faculdade nova, etc., tudo isto pode influenciar no perfil de imóvel desejado no bairro.

universidade

Por exemplo, no bairro X diversos empreendimentos com studios estão sendo lançados e tem um ou outro com padrão mais “família”, dois ou mais quartos. Bom, você pode olhar com a perspectiva de “tem poucos 2 quartos por perto, novos ou não, logo é bom investimento. Mas está planejado neste bairro uma grande universidade, um novo campus da Federal. Logo, o perfil futuro dos moradores será de jovens que muito provavelmente irão passar de 4 à 8 anos na região. É um bom aluguel a receber, não?

Óbvio que outros fatores serão analisados. A previsão de instalação de transporte público na região, principalmente metrô, é um grande fator para valorizar o imóvel. Porém, não será em todos os casos. Uma estação de metrô em meio a um bairro nobre e muito residencial pode desvalorizar os imóveis próximos (mas, cá entre nós, é pouco provável que isto venha a acontecer um dia).

Novos shoppings também tendem a valorizar a região, principalmente quando o projeto está nivelado ou pouco acima do padrão da região.

metro

Para bairros com um perfil mais residencial, unido a um empreendimento com plantas de mais dormitórios, um parque por perto pode valorizar muito para as famílias que vão querer morar ali. Nem somente um parque novo, talvez somente a revitalização de um.

Este tipo de mudança, que influenciam em lazer e educação colaboram para outro ponto, o IDH. Elevando o Índice de Desenvolvimento Humano, que está intrinsecamente ligado à qualidade de vida e desenvolvimento pessoal, já é um forte indício de que a região seguirá valorizando.

parque

Mudanças no plano diretor da cidade que demonstram a intensão de revitalização da região, muito comum de ser feita nos centros históricos de capitais, são fatores principais para que o bairro valorize muito no futuro. Atente-se bem para estas mudanças. Muito mais do que metrô e universidades, a revitalização valoriza muito.

A mudança de zoneamento também conta, principalmente para bairros tradicionais e residenciais que teria uma ou outra rua com zoneamento alterado para comportar lojas e comércio em geral. Há de se observar os planos de como será isto futuro, por ser que atraia lojas de alto padrão e isto se torne positivo ou pode destoar do restante do bairro e isto pode depreciar o valor dos imóveis – sem contar no trânsito que gerará.