Os 20 distritos com os IDH mais altos e mais baixos de São Paulo

Foi ultimamente divulgada a lista do IDH  dos distritos do município de São Paulo. A lista, publicada pelo jornal Estadão, entende os 20 distritos com os índices mais baixos e os 20 mais altos, abrangendo, assim, 40 dos 96 distritos da capital paulista.

O Índice de Desenvolvimento Humano  é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, expectativa de vida, natalidade e outros fatores. Trata-se, no entanto, de uma média, portanto, quando aplicado a países, pode não refletir com precisão as realidades sociais e econômicas de determinadas regiões específicas. Deste modo, é interessante analisar uma lista como esta,  que trata especificamente dos distritos de um mesmo município, pois ficam evidentes o hiato social entre áreas geograficamente tão próximas.

Cheque a seguir os 20 distritos com piores indicadores e, na sequência, os 20 melhores de São Paulo:

E o seu bairro, com qual país se assemelha? Cheque o gráfico com as respectivas comparações:

20 piores IDH de São Paulo

Além de comparar cada bairro com um país respectivo, Rocco também indicas qual o nível de IDH de cara distrito, divididos entre médio para baixo, médio, moderadamente alto, alto, muito alto e “sky high”, o maior. Ele também menciona quais países têm tais níveis de IDH: Quirguistão, Tailândia, México, República Checa, Espanha e Suíça, respectivamente.