Sabe o que são parklets?

Em resumo, parklets são pequenas praças à margem de ruas. De modo bem resumido é isto. Mas ele é um mais o que somente alguns bancos e mesas ao ar livre nas ruas e avenidas de São Paulo.

Ainda são poucos os já implementados e que estão planejados, visto o tamanho da cidade. Entretanto é preciso de algum modo tem que começar a democratizar a cidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A ideia básica do parklet é introduzir espaços de convívio no meio urbano, quebrando a monotonia visual de uma fileira interminável de carros estacionados (ele ocupa o espaço de 2 carros somente) e trazer equilíbrio no uso do espaço público entre carros, motos e pedestres.

Um ponto negativo ou positivo, depende do ponto de vista, é que os parklets são temporários. Logo, serão itinerantes – ao menos na ideia inicial. O problema aí seria conseguir desapegar-se destes pequenos e charmosos espaços à sombra que nos convidam para uma conversa, para ler um livro ou somente descansar um pouco.

infografico parklets

Infográfico produzido pela Gestão Urbana da Prefeitura de São Paulo

 

Aqui temos um mapa dos parklets existentes e planejados para São Paulo:

 

Onde surgiram os parklets?

A ideia inicial dos parklets é de São Francisco, nos Estados Unidos, e originalmente era para ser somente uma conversão temporária do espaço utilizado para estacionar carros em espaço de convívio. O projeto do primeiro parklet do mundo foi concebido pela SB Design Studio e instalado em 2010. Este, abaixo, foi o primeiro.

O primeiro parklet do mundo, em San Francisco/USA

Fotos do CatracaLivreInhabit e Wikipedia