infiltrações

Saiba como evitar infiltrações em sua casa

Infiltrações são um dos principais problemas enfrentados por moradores de casas e apartamentos. Aqui te damos dicas de como prevenir e remediar a situação.

Viver em uma casa ou um apartamento é estar sempre entre o relaxar e a vigilância. Na maior parte do tempo você consegue aproveitar seu imóvel sem grandes preocupações, mas vira e mexe aparece algo para ser consertado. E entre os diversos problemas que podem surgir, o mais comum e, ao mesmo tempo, o mais chato de resolver é a infiltração de água.

Este é um problema que pode aparecer em qualquer parte de um imóvel, embora ocorra com mais frequência nas chamadas “áreas molhadas”, aquelas que concentram as instalações hidráulicas do imóvel: banheiros, cozinhas e áreas de serviços.

A principal causa das infiltrações é a impermeabilização inadequada antes da colocação de revestimentos em lajes, paredes e pisos, embora ela também possa ocorrer por conta da instalação incorreta de tubos e conexões ou má vedação de portas e janelas.

infiltrações

Além de estragarem pisos, móveis e paredes, e de serem perigosas para a armadura da laje, as infiltrações podem provocar problemas para a saúde dos moradores, pois facilitam a proliferação de fungos e bactérias que causam doenças respiratórias como asma e rinite.

É preciso ficar bastante atento e agir rápido quando se detecta uma infiltração, pois ela pode acabar aumentando rapidamente e causar grandes estragos. Assim que for detectada a infiltração, é preciso chamar um técnico qualificado. Se o problema for em um cano, será preciso quebrar a parede e substituir o ponto. Além disso, será preciso descascar todo o revestimento da parede e recolocá-lo, aplicando antes produtos de impermeabilização.

Caso você more em uma casa e a infiltração ocorrer pelo telhado, o técnico precisará verificar o posicionamento das telhas e a situação da viga de sustentação, além de aplicar impermeabilizante. Para os casos em que a umidade vem do chão, será preciso refazer o processo de impermeabilização do chão ou da fundação da casa e recolocar o revestimento.

Para evitar problemas, certifique-se que os materiais utilizados durante a fase de obras são de qualidade e que os técnicos possuem experiência. A manutenção preventiva e a rápida detecção evitam que a infiltração se agrave e você tenha um prejuízo ainda maior.

Fontes das fotos: Capa e Foto 1