Imóvel

Vantagens e Desvantagens de Comprar um Imóvel Usado

Pensando em investir num imóvel usado? Será que é um risco grande? Se está em dúvida, clique nesse artigo e leia dicas importantes antes da compra.

Muitas pessoas sempre ficam na dúvida na hora de adquirir um imóvel. Há sempre aquela suspeita em relação à compra de um imóvel novo ou um usado. O que seria melhor? Bem, nesse caso, apresentamos aqui algumas vantagens e desvantagens de se comprar um imóvel usado:

Vantagens

Quando uma família busca um imóvel usado ou já construído, ou seja, que não esteja na planta, fica claramente mais fácil saber como é a iluminação, a vista e posicionamento, as exatas dimensões e a área externa. Muitas construtoras prometem demais antes de entregar um imóvel na planta e anunciam até mesmo o que não terá no condomínio, e aí o cliente se vê totalmente enganado. Sendo assim, seria melhor não arriscar na compra de imóvel ainda em construção a fim de evitar surpresas negativas no futuro.

Imóvel

Além disso, os imóveis novos apresentam preços mais elevados do que os já usados, e existe ainda a grande possibilidade de barganhar o valor, já que muitas vezes o imóvel em questão possa precisar de algum tipo de reforma. Outro ponto a favor é que a negociação de imóveis usados se dá diretamente entre comprador e proprietário, não precisando envolver construtoras.

Desvantagens

Apesar de parecer uma boa ideia, a aquisição de um imóvel usado pode trazer diversos problemas pra seus proprietários, que muitas vezes não esperam encontrar tais surpresas negativas. Vejamos alguns dos pontos que fazem com que a compra de um imóvel já usado não seja uma boa alternativa.

Geralmente, o valor do condomínio de um apartamento usado é, por muitas vezes, mais caro do que os valores cobrados pelo mercado atualmente com relação aos condomínios novos, já que os prédios atuais possuem mais apartamentos do que os criados em décadas passadas.

Imóvel

Além disso, ao longo dos anos este preço do condomínio sofreu reajustes de mercado até chegar ao valor médio atual. Ainda, se o prédio for bastante antigo, algumas comodidades como gás encanado, lazer e o sistema de economia de energia e água podem não ser oferecidos, visto que algumas dessas atualizações podem não ter sido feitas pelos donos.

Antigamente, as áreas de lazer não eram tão necessárias dentro dos condomínios, mas as coisas vêm mudando a cada ano, visto que segurança e lazer são elementos primordiais na vida de qualquer família, principalmente se existem filhos pequenos.