Vídeo: 7 arquitetos falam sobre arquitetura mundial

Fazer arquitetura é escutar. – Norman Foster

Norman foster, barão foster do tâmisa om, riba, 1 de junho de 1935) é um renomado arquiteto inglês, conhecido mundialmente pelo seu estilo ousado de esboçar edifícios importantes, principalmente na europa e na Ásia.

Peter Zumthor, Jean Nouvel, Norman Foster, Diébédo Francis Kéré  e outros três grandes nomes de a arquitetura são reunidos em este vídeo de o  Louisiana Channel  para compartilhar seus pensamentos sobre como projetar para diferentes culturas. Para a maior parte deles, entender o contexto, cooperar com os locais e utilizar a arquitetura para abordar questões sociais mais extensas são os aspectos que fazem da arquitetura mundial um êxito.

Em um recente artigo publicado pelo jornal português Expresso, Valdemar Curz entrevista o Pritzker português Álvaro Siza sobre sua paixão pela ilustração e escultura, a relação da arquitetura com as outras artes e também a ideia de uma definição da arquitetura [questão para a qual Siza confessa não ter resposta].”Essa é uma questão a que não sei responder. Há muitas arquiteturas”, comenta o arquiteto quando indagado sobre uma possível definição da arquitetura. E continua: “A primeira coisa é que arquitetura é o que não é só construção. Há uma resposta material que pode ser eficaz desse ponto de vista, mas a arquitetura na minha perspetiva vai para lá do material. Há uma parte espiritual, se desejar, que não se cumpre só com a construção. Nas cidades, construção vê-se muita. Arquitetura, não se vê tanta.”